Entenda o porquê do acompanhamento médico periódico
Entenda o porquê do acompanhamento médico periódico
Algumas das doenças mais comuns na terceira idade são males silenciosos. Pressão alta, alterações nos níveis de colesterol e triglicerídeos e o mal de Alzheimer são alguns dos exemplos de doenças que avançam silenciosamente. Quando o paciente ou seus familiares percebem os sintomas, o quadro pode ter maior gravidade.
A detecção precoce desses problemas de saúde dos idosos é fundamental para iniciar o tratamento ainda no estágio inicial. Além de aumentar as chances de sucesso, a realização antecipada dos procedimentos reduz os riscos de complicações.
Por isso, é muito importante que o idoso tenha acompanhamento médico periódico. O geriatra, que é o profissional mais indicado para avaliar os pacientes na terceira idade, pedirá exames preventivos que ajudarão a detectar problemas e identificar aspectos da saúde que precisam de mais atenção. De forma geral, eles incluem:
exames de imagem (ultrassonografia, mamografia, radiografia, tomografia);
análises laboratoriais (sangue, urina, fezes);
testes específicos para determinadas doenças, de acordo com o histórico do paciente;
densitometria óssea;
colonoscopia.
Porém, o médico pode pedir outros procedimentos. Isso depende muito do estado geral do paciente, do histórico clínico pessoal e de sua família.
Além desse cuidado preventivo, o idoso deve procurar o geriatra sempre que sentir qualquer tipo de sintoma fora do normal ou desconforto. Isso vai permitir que um eventual problema seja tratado enquanto o quadro é menos grave, aumentando as chances de recuperação.
Lar Ana de Almeida
Faça sua Doação
Você pode doar aqui pela internet através do sistema do Paypal ou diretamente em nossa conta bancária.